Quarta no IAB - Bienal de Arquitetura de Veneza com Sauermartins

Data: 10/10/2018
Local: Solar do IAB RS (rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico
Horário: 19h30

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove nessa quarta-feira (10/10), às 19h30min, a palestra "Bienal de Arquitetura de Veneza com Sauermartins", ministrada por Cássio Sauer e Elisa Martins, fundadores do escritório Sauermartins e falarão do Projeto Travessias, em parceria com Metropolitano Arquitetos e exposto no Pavilhão Brasileiro da Bienal e também da Casa de Lata, projeto selecionado para a mostra YALA, Young Architects in Latin America.


Travessias: uma travessia urbana, uma intervenção nas áreas residuais dos baixios dos viadutos da via expressa leste-oeste, em Belo Horizonte. A proposta visa ultrapassar as barreiras físicas originadas pela justaposição das avenidas, um arroio e os trilhos do trem urbano proporcionando uma rota acessível para pedestres e ciclistas e oferecendo uma experiência de percurso próxima à escala humana.


Casa de Lata: uma residência urbana, pequena e térrea, destinada a um casal e aos seus carros antigos. O pátio enquadra a vista para as árvores preservadas do entorno. um bloco fechado e austero que, desde o interior, transforma-se em planos transparentes e permeáveis. A aparência escura e o jardim envolvem o projeto de forma a estabelecer uma conexão com a paisagem circundante.


Saiba mais sobre a Sauermartins:
Escritório de arquitetura fundado por Cássio Sauer e Elisa Martins com sede em Porto Alegre. Atua em diferentes escalas e programas buscando a arquitetura como um instrumento capaz de transformar realidades. Em parceria com outros arquitetos e escritórios, obteve reconhecimento em concursos de arquitetura e urbanismo.


Cássio Sauer
arquiteto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS/2009], mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, portugal [FAUP/2007-2008], pós-graduado em “civilização: geografia, cidade e arquitetura” pela Escola da Cidade, São Paulo [EC, 2012]. Atualmente cursa mestrado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS PROPAR / 2018]. Colaborou em 2011 no 'do tank' Elemental, Chile, no desenvolvimento do projeto PRES para a reurbanização das áreas destruídas pelo terremoto e tsunami de 2010 na cidade de Constituición, Chile.


Elisa Martins
arquiteta pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS/2009], mobilidade acadêmica internacional na Universidade do Porto, portugal [FAUP/2007-2008], projeto final de graduação premiado no ópera prima, 2010. Mestre em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul [UFRGS - PROPAR / 2016]. Colaborou como estagiária na construção da Fundação Iberê Camargo em Porto Alegre [2005- 2007], com o escritório de Álvaro Siza, em Portugal, e MAPA Arquitetos. Colaborou como arquiteta no escritório Bernardes & Jacobsen, em São Paulo, como equipe local do projeto de Herzog & de Meuron para o Complexo Cultural da Luz [2010- 2012].


COLOQUE NA AGENDA
O QUE: palestra "Bienal de Arquitetura de Veneza com Sauermartins"
QUANDO: 10 de outubro (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h30min
ONDE: Solar do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico. POA)
QUANTO: Entrada Franca