Quarta no IAB - "Mulheres e a Cidade"

Data: 18/07/2018
Local: IAB RS - Rua General Canabarro 363
Horário: 19h30min

Rede Minha Porto Alegre e IAB RS promovem encontro para discutir “Mulheres e a Cidade”

No dia 8 de março de 2017 o CAU BR - Conselho de Arquitetura e Urbanismo - revelou que o Brasil possui 144.089 arquitetos e urbanistas ativos e registrados. Dentre eles, a maioria são mulheres, 62% (89.867), enquanto 38% são homens (54.222). Essa predominância tende a aumentar nos próximos anos, uma vez que a parcela de mulheres entre os profissionais mais jovens é bem maior. No entanto, uma pesquisa do Instituto Locomotiva realizada este ano constatou que 83% das brasileiras têm medo de andar nas ruas sozinhas à noite. Entre os homens, o índice cai para 55% - foram entrevistadas três mil pessoas, em 35 cidades. Ou seja: embora estejam ativamente ligadas na construção das cidades, a sensação de não pertencer a elas, de se sentir inseguras, predomina entre as mulheres.

Para falar sobre esse tema, a Rede Minha Porto Alegre, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizará um encontro no dia 18 de julho (quarta) às 19h30 no Solar do IAB RS (Rua General Canabarro, 363). As palestrantes serão Denise Vàsquez, Daiana Santos e Clarice Oliveira.

Denise é feminista, ciclista e bacharela em administração. Daiana, da saúde coletiva da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - falará da sua perspectiva de Cidade como mulher negra e lésbica. Já Clarice é Arquiteta e Urbanista, mestre e doutoranda em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR-UFRGS, com doutorado-sanduíche CAPES realizado na Oxford Brookes University. Foi professora substituta do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura - UFRGS e do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). Participou da elaboração de Planos de Habitação de Interesse Social (PHLIS) para cidades no interior de Minas Gerais. Atualmente é integrante do CPLAB -UFRGS (Cidade em Projeto - Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão) e faz parte do Projeto BRCidades - Núcleo Porto Alegre. É vice-presidente do IAB-RS e conselheira pela entidade no CMDUA (Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental).
A entrada é gratuita.

Circuito Mulheres Mobilizadas

A Rede Minha Porto Alegre criou o Circuito Mulheres Mobilizadas (CMM) em 2017, uma sucessão de rodas de conversa feitas de mulher para mulher. A iniciativa nasceu da certeza de que informação empodera e que conhecimento precisa ser compartilhado. O CMM ocorre mensalmente, é itinerante e gratuito.

Rede Minha Porto Alegre

A Minha Porto Alegre é uma rede de pessoas conectadas na construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade. Por meio de mobilizações e fomento a comunidades de ação, utilizando tecnologias sociais e digitais de maneira estratégica, criativa e humana.


COLOQUE NA AGENDA
O QUE: debate “Mulheres e a Cidade”
QUANDO: 18 de julho (quarta-feira)
HORÁRIO: 19h30min
ONDE: Solar do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico. POA)
QUANTO: Entrada Franca


MAIS INFORMAÇÕES
Carolina Soares - soso@minhaportoalegre.org.br (51) 993266518
Clara Alencastro - clara@minhaportoalegre.org.br (51) 999970322
Site da Minha Porto Alegre - www.minhaportoalegre.org.br
Facebook - https://www.facebook.com/redeminhaportoalegre