IAB RS

Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul


O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul – IAB RS, fundado em 19 de março de 1948, é uma ASSOCIAÇÃO CIVIL DE DIREITO PRIVADO E DE INTERESSE PÚBLICO, SEM FINS LUCRATIVOS E COM DURAÇÃO POR TEMPO INDETERMINADO, que congrega e representa os Arquitetos e Urbanistas de todo o Estado do Estado do Rio Grande do Sul.

A missão do IAB RS é congregar profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo para a defesa da profissão, promovendo o desenvolvimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo em todos os seus campos de atuação; promover a defesa e o prestígio da profissão e de seus profissionais; contribuir para a solução do problema habitacional e da organização do espaço urbano; incentivar a pesquisa de novos materiais, novos elementos e novos processos construtivos; estimular o contínuo aperfeiçoamento do ensino da arquitetura e urbanismo; promover e organizar Concursos de projetos; promover o desenvolvimento da formação do Arquiteto e Urbanista, entre outras finalidades.

O IAB RS tem constituídos e em funcionamento os seguintes Núcleos no interior do estado: Pelotas, Canela, Cidade do Rio Grande, Santa Maria, Torres, Caxias do Sul, Arquitetos do Litoral, Erechim (José Albano Volkmer), Vinhedos (Bento Gonçalves) e Frederico Westphalen, Novo Hamburgo, além de outros em formação.

A atual gestão do IAB RS é “Cidade Movimento”, com mandato de 2017 a 2019. Fundamenta sua atuação em duas áreas principais: a CIDADE com participação em conselhos públicos de discussão e elaboração de diretrizes para as cidades; discussões sobre planejamento, patrimônio, arquitetura e urbanismo; defesa das bandeiras dos arquitetos juntos às administrações públicas, mídia e comunidade; e MOVIMENTO atuando de forma solidária com os mais diversos movimentos e entidades da sociedade civil, o que é fundamental para a valorização da arquitetura e urbanismo como instrumento para a qualidade da vida urbana e da cidade democrática que cumpra sua função social para todos os cidadãos.

O IAB RS integra e participa de diversas instâncias representativas da profissão como o Fórum de Entidades de Arquitetura (junto com SAERGS, ASBEA e AAI); o Colegiado Permanente de Entidades do CAU RS; o Fórum de Infraestrutura do Estado do RS; e outras. O IAB RS também tem representantes em diversos Conselhos Públicos representativos da sociedade junto à esfera estadual e municipais, tais como: Conselho Estadual de Cultura; conselhos municipais de planejamento, meio ambiente, patrimônio, cultura, e outros.

O IAB RS desenvolve regularmente diversas ações e projetos culturais, entre estes: “Caravanas da Arquitetura” no interior do estado; “Prêmio IAB RS” cada semestre para estudantes formandos; “Quarta no IAB” semanalmente no Solar do IAB; exposições de artes visuais, teatro, cinema, fotogrfia, música; "Revista Espaço" a publicação periódica da entidade; promove cursos de formação continuada para profissionais e estudantes; promove e organiza Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo, entre outras atividades culturais. Atualmente o Solar do IAB RS é Ponto de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

O IAB RS está devidamente registrado na instância nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil e é parte integrante da federação (rede IAB) constituída em todo território nacional pelos Departamentos organizadas em cada Estado e no Distrito Federal. O IAB RS tem 7 representantes titulares no Conselho Superior do IAB, órgão máximo nacional da entidade.


SEJA UM ASSOCIADO DO IAB RS

VEJA AQUI A ESTRUTURA NACIONAL DO IAB

VEJA AQUI A ATUAL COMPOSIÇÃO DOS CONSELHOS DO IAB RS

VEJA AQUI O ESTATUTO DO IAB RS