O que é um Núcleo?

Como funciona? Como criar um Núcleo do IAB RS? Quais as vantagens de ser do IAB? O que o IAB oferece?


O Núcleo é uma instância organizada dos associados do IAB RS residentes num município ou região, e integra o Departamento Estadual e a Rede IAB através dos canais estaduais e nacionais de participação.

O Núcleo é uma estrutura de representação prevista no Estatuto, possui diretoria própria eleita localmente e tem autonomia de ação em sua região respeitando os objetivos e diretrizes gerais da entidade, formaliza-se, inicialmente, apenas com um Regimento, não necessitando a criação de uma estrutura jurídica e fiscal própria (CNPJ, contador, burocracias).

Os Núcleos tem representação no Conselho Estadual do IAB RS, colegiado com cerca de 70 membros, que define as políticas e diretrizes principais para a entidade no estado.

Os Núcleos contam com apoio do Departamento para a realização e suporte de suas atividades – institucional, secretaria, comunicação, jurídico, financeiro, administrativo, projetos culturais, sede em Porto Alegre e outros.

Os Núcleos do RS tem recuperado e garantido a representação dos arquitetos em diversos conselhos regionais e municipais, para a defesa da nossa profissão e também estão integrados na Rede IAB que garante apoio institucional e força política e cultural para a defesa dos profissionais e os desafios da profissão.

O IAB RS conta hoje com os seguintes núcleos atuantes: Rio Grande, Erechim, Caxias do Sul, Canela, Santa Maria, Pelotas, Torres, Arquitetos do Litoral (Capão da Canoa, Xangri-lá e região), Vinhedos (Bento Gonçalves e região), Frederico Westphalen e Novo Hamburgo. Em vias de fundação estão os núcleos de Santa Cruz do Sul.

VEJA AQUI A COMPOSIÇÃO DE TODOS OS NÚCLEOS DO IAB RS

O IAB RS e seus Núcleos estão à disposição para colaborar com os colegas do interior do estado, no sentido de ajudar a construir uma alternativa imediata e eficiente para a reorganização dos colegas e para recuperar e fortalecer a representação local dos arquitetos. O IAB RS está muito confiante que nossa unidade e integração irá representar a valorização da arquitetura e dos arquitetos.


TIRES SUAS DÚVIDAS:

O QUE É UM NÚCLEO DO IAB RS?
  • O Núcleo é a instância organizada dos associados residentes num município ou região.
  • O Núcleo tem Diretoria formada pelo Presidente, Secretário e Tesoureiro, eleita pelos sócios titulares do IAB RS residentes na sua jurisdição.
  • O Núcleo tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB RS, o Presidente do Núcleo e um representante eleito.

COMO CRIAR UM NÚCLEO DO IAB RS?
  • 1º passo: manifestação de interesse dos colegas locais à Diretoria do IAB RS, reunião de apresentação do IAB RS, esclarecimentos e discussão sobre o Núcleo;
  • 2º passo: criação de uma Comissão Provisória do Núcleo, com 3 colegas, e aprovação da criação do Núcleo no Conselho Estadual do IAB RS;
  • 3º passo: fundação do Núcleo com formalização do Regimento local, eleição da Diretoria e representante no CoEs.

PORQUE CRIAR UM NÚCLEO DO IAB RS?
  • O IAB RS oferece sua estrutura para os Núcleos: sede em Porto Alegre , secretaria, assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria de comunicação, assessoria de produção cultural, acesso à Rede IAB presente em todo o país em Departamentos e Núcleos locais;
  • Os Núcleos tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB RS, órgão colegiado deliberativo que tem por finalidade formular, em conjunto com o Conselho Diretor, a política de atuação do Departamento. Reúne-se a cada 45 dias e possui várias comissões e GTs em funcionamento e abertas à participação.
  • Os Núcleos não necessitam registro na Junta Comercial local, tampouco CNPJ ou conta bancária e assessoria contábil. Os Núcleos utilizam a estrutura jurídica e fiscal do IAB RS;
  • Os Núcleos recebem o retorno de 90% das anuidades pagas por seus integrantes na forma de apoio financeiro para as atividades e eventos locais;
  • Os Núcleos locais do IAB RS tem direito e acesso às representações locais em Conselhos e Órgãos Públicos;
  • Os Núcleos passam a integrar a Rede IAB com espaços de divulgação no site e redes sociais, recebendo os informativos e material de divulgação da entidade.

O QUE O IAB RS OFERECE AOS SEUS ASSOCIADOS?
  • O IAB tem departamentos em todos os estados do Brasil (22 em pleno funcionamento), reúne semestralmente o seu Conselho Superior para traçar os objetivos e metas da entidade, tem mais de 90 anos de existência (e quase 70 no RS), tem várias comissões em funcionamento (cidades, prática profissional, cultura, ensino, etc.).
  • O IAB RS oferece aos seus associados diversos convênios: planos de saúde UNIMED, consulta jurídica gratuita, consulta contábil gratuita, seguros de Responsabilidade Civil Profissional, descontos em diversas atividades e locais;
  • Cursos (que podem ser ministrados no interior), acesso às discussões nacionais (CAU, concursos, Assistência Técnica, cultura, habitação, etc.), informativo quinzenal, espaço para o Núcleo nos veículos de informação do IAB RS (site, blog, página do núcleo)
  • O IAB RS oferece sua sede em Porto Alegre como ponto de apoio para as atividades dos colegas associados do interior;

O QUE O IAB RS EXIGE DE SEUS ASSOCIADOS?
  • Respeito às finalidades, objetivos e diretrizes da entidade.
  • Pagamento de Anuidade, sendo que, no caso de Núcleos, 90% destes valores retornam ao Núcleo na forma de recursos para atividades e eventos locais.
  • Participação na política e nos eventos e atividades da entidade.

VEJA AQUI O ESTATUTO DO IAB RS
VEJA AQUI OS NÚCLEOS DO IAB RS
VEJA AQUI A REDE NACIONAL DO IAB


Para mais informações: administrativo@iabrs.org.br  -  Fone: (51) 32122552