Arquitetos lançam livro sobre os impactos da urbanização contemporânea no Brasil

Data: 12/05/2017
Fonte: Sabrina Ortácio

Os arquitetos Júlio Celso Vargas, Tiago Holzmann da Silva e Andrea Kern lançaram na noite d quarta-feira (17/05), Solar do IAB RS o livro “Efeitos da Arquitetura: os impactos da urbanização contemporânea no Brasil”. A publicação da editora FRBH teve origem no Simpósio “Efeitos da Arquitetura” realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi organizado pelos arquitetos e urbanistas Vinicius Netto, Renato T. de Saboya, Julio Celso Vargas e Thereza Carvalho.

A obra apresenta capítulos de estudos e reflexões sobre a transformação silenciosa do espaço urbano e de suas manifestações nos cotidianos. Os autores abordam o tecido da arquitetura comum, que constitui nossas ruas, bairros e cidades, que segue sendo transformado a partir de imposições de introversão dos espaços, padronizações estereotipadas e irracionalidades ligadas ao medo e à rejeição do outro.

O capítulo “A cidade como resultado: Consequências de escolhas arquitetônicas” foi escrito por Vinicius M. Netto. Os Fatores morfológicos da vitalidade urbana são abordados por Renato T. de Saboya. Júlio Celso Vargas escreve o capítulo “Forma urbana e transporte a pé”. A Utopia no cotidiano: espaço público, desejo e fruição na formação da cidade é tema do capítulo de Thereza Carvalho.
 

Eugênio Queiroga aborda o tema “Lugares Públicos. Circe Monteiro e Rafaella Cavalcanti apresentam o capítulo “Perfis Espaciais Urbanos para avaliação de lugares vulneráveis ao crime”. A Arquitetura, espaço urbano e criminalidade são temas desenvolvidos por Mariana Vivan e Renato T. de Saboya.  Eduardo Marques apresenta na obra o tema “Em busca dos mecanismos relacionais nas redes sociais de indivíduos pobres”.

Os Impactos de complexos Habitacionais do PMCMV, são abordados no capítulo de Vinicius M. Netto e colegas. Adauto Cardoso e Samuel Jaenisch apresentam o capítulo “Nova política e velhos desafios”. A Habitação de interesse social: relações entre o tipo arquitetônico dos empreendimentos e impactos ambientais, são temas abordados por Andrea Kern e colegas. Rita Montezuma apresenta os “Impactos da produção da forma urbana sobre o meio ambiente”. Frederico de Holanda escreve o capítulo “O mundo das miudezas”. Já o tema “Por um Projeto de Cidade” é desenvolvido por Tiago Holzmann da Silva.

COMO COMPRAR O LIVRO?
Onde: Secretaria do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre
Valor do livro: R$ 49,00
Informações: (51) 3212.2552 ou iabrs@iabrs.org.br