Espaço referência em proteção do Patrimônio Cultural é inaugurado no Solar do IAB RS

Data: 26/07/2019
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

Construído para ser um ambiente de referência na educação, gestão e proteção do patrimônio cultural, o Espaço Iphae Patrimônio RS foi inaugurado nesta quinta-feira (25/7), no Solar do IAB RS, em Porto Alegre.

O novo local representa um avanço na trajetória da preservação do patrimônio cultural do Estado, pois abre nova frente de atuação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS (Iphae). Possibilita, ainda, o desenvolvimento de atividades de educação no âmbito do patrimônio material e imaterial voltadas à comunidade, fomentando a reflexão sobre o processo de preservação, conservação e restauração.
 

O governador Eduardo Leite esteve presente e destacou a importância que dá na sua gestão à área dedicada à cultura, mencionando a recriação da pasta. “Agradeço à nossa equipe da Secretaria da Cultura e do Iphae pela dedicação que estão tendo e pelos resultados positivos que já estão sendo alcançados, com espaços privilegiados para destacarmos o patrimônio histórico e cultural”, ressaltou.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que a educação patrimonial é um dos importantes instrumentos para a proteção do patrimônio. Para ele, os atos de proteção são estabelecidos pelo Estado, mas o patrimônio cultural é da sociedade. "O reconhecimento social do patrimônio cultural depende de ações de educação patrimonial, fundamental para que haja o engajamento da sociedade na proteção do patrimônio e da cultura", discursou.

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, reiterou o objetivo de buscar otimizar o serviço e o trabalho da Sedac, com sua refundação, e também agradeceu às equipes que trabalham pela preservação do nosso patrimônio.
 

 
HOMENAGEM

O espaço presta uma homenagem a arquiteta e urbanista porto-alegrense Briane Bicca, que morreu no ano passado. Briane trabalhou pela preservação da história e memória do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico nacional e teve atuação marcante no fortalecimento das políticas para a preservação do patrimônio cultural no país.


ATIVIDADES

Veja o que está previsto no Espaço Iphae:

Série Patrimônio: apresentação permanente de trabalhos desenvolvidos na área do Patrimônio Cultural pelos Municípios do RS

Série Educação Patrimonial: oficinas, rodas de conversas, encontros, dinâmicas com abordagem educativa de temas relativos a Memórias e Patrimônio Cultural

Série Restauro: apresentação de casos de intervenções de manutenção, conservação, zeladoria e restauração em bens culturais materiais móveis e imóveis

Série Estudos: apresentação de trabalhos na área do Patrimônio Cultural produzidos em faculdades, universidades, instituições de pesquisa e outros

Série Exposições: exposições temáticas na área do Patrimônio Cultural

FOTOS: Gustavo Mansur e Sabrina Ortácio