IAB RS apresentou Concurso para Memorial das Vítimas da Boate Kiss

Data: 11/07/2017
Fonte: Assessoria de Comunicação IAB RS

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) apresentou na segunda-feira (10/07), em Santa Maria (RS), o concurso público nacional para a seleção de projetos para a construção do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss.

O evento contou com a presença do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom; do presidente do IAB RS, Rafael Passos; do presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sergio da Silva;  do vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva; da procuradora geral do município, Rossana Schuch Boeira; do representante da Eccon Empreendimentos, Paulo Henrique Corrêa da Silva; e da secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Três iniciativas marcaram o evento: a assinatura do termo de desapropriação do imóvel localizado na Rua dos Andradas, no centro de Santa Maria; a apresentação do concurso público nacional de Arquitetos para execução do memorial, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS); e a assinatura de um termo de cooperação entre prefeitura e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria (AVTSM), com apoio do IAB RS. O documento estabelece que o município seja responsável pela contratação e licitação da empresa que fará o projeto do memorial e da empresa que construirá a homenagem.
 
"Ressignificar aquele lugar é o mais importante que podemos fazer agora",
disse o presidente o IAB RS, Rafael Passos.

 
O IAB RS apresentou o concurso que terá custo estimado entre R$ 160 mil e R$ 250 mil e a captação de recursos deve ocorrer até setembro.  A seleção dos inscritos começa em setembro. Antes disso, é preciso captar recursos, por meio da internet, que serão investidos para a execução do projeto vencedor e custos com o certame. Também foram anunciados pelo IAB RS dois seminários que ocorrerão em agosto na cidade, para unir a AVTSM e a comunidade envolvida no processo de construção de memorial. 

 
Confira algumas etapas do concurso:

24 de julho – Lançamento da plataforma digital para crowdfunding (financiamento coletivo pela internet)

18 e 19 de agosto – Seminário com apresentação de memoriais, propostas da AVTSM, conversa aberta à comunidade, definição do conceito e demais desdobramentos

Setembro (sem data definida) – Abertura do prazo de inscrição dos projetos

Entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018 – Divulgação dos resultados

27 de janeiro de 2018 - O compromisso assumido pelo prefeito é de que na data em que a tragédia completa cinco anos, em 27 de janeiro de 2018, o prédio esteja demolido e à disposição da associação.

Assista reportagem do evento publicada na RBS TV: CLIQUE AQUI