Preservação do Patrimônio em pauta em Montenegro

Data: 21/08/2019
Fonte: Sabrina Ortácio - jornalista

A cidade de Montenegro agora também possui um Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS). O primeiro evento para marcar a abertura das atividades foi realizado no dia 14 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro. O Seminário “Preservar É Possível” contou com palestra de Paulo Salvi, Secretário de Turismo de Garibaldi; Rafael de Passos, Presidente do IAB RS; Lucas Volpatto, Conselheiro de Patrimônio Histórico do CAU/RS; André Huyer, Assessor Técnico do Ministério Público; e Rosani Brochier Nicoli, integrante do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e EFICA.

 

“Foi uma noite de aprendizado e esclarecimentos acerca do Patrimônio Histórico e das possibilidades para a preservação alinhada ao desenvolvimento do município”, destacou o arquiteto Fábio Cassal Costa, presidente do Núcleo do IAB RS em Montenegro.

O seminário reuniu gestores, arquitetos, engenheiros, educadores, agentes culturais e de turismo, corretores de imóveis, incorporadoras, construtoras, empreendedores, comunidade em geral.

 


Saiba mais sobre o Núcleo do IAB em Montenegro:

Diante de diversas demandas urbanas e ambientais o Núcleo IAB Montenegro está surgindo a partir de uma construção coletiva com arquitetos da região, com o intuito de ajudar a alavancar o desenvolvimento da cidade com uma visão sistêmica e de conjunto. Para fornecer amparo técnico e servir a comunidade do município o novo Núcleo está aliando com a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Montenegro (AEMO), União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro (MPPHCM), Associação Comercial Industrial (ACI).

“A curto prazo a meta do Núcleo em Montenegro é divulgar as diretrizes e fornecer conhecimento através de seminários, workshops, mídia e etc. A médio prazo o núcleo pretende alinhar alguns concursos de projeto para pontos degradados e relevantes para o contexto urbano e histórico de Montenegro e Vale do Caí”, informa o presidente Fábio Cassal Costa.

Os integrantes são arquitetos e urbanistas ativos em diversos conselhos municipais e causas sociais, econômicas e ambientais de Montenegro.

O núcleo chega para somar forças e ajudar a promover o crescimento do Vale do Caí!